07 dezembro 2009
05 dezembro 2009
02 dezembro 2009
01 dezembro 2009
29 novembro 2009
CQC no Bloco do Beco
O vídeo abaixo é uma chamada para o programa que será exibido nesta segunda, cujo tema será a parceria do programa CQC com o Bloco do Beco. No programa vocês poderão ver a doação, simbolicamente impagável, que nós conseguimos.
27 novembro 2009
CINEMA NA RUA
25 novembro 2009
Cursos de Percussão
23 novembro 2009
QUEM SOMOS
Ser referência para crianças e jovens se desenvolverem através da arte, valorizando a cultura local, mostrando-lhes caminhos e desafios que busquem a integração entre família, escola e comunidade do Jardim Ibirapuera.
Histórico da instituição:
Nosso trabalho teve início no ano de 2002, quando decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro
favelas que 'abraçam' a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.
Os nossos projetos têm como base e diretriz a LEI Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Objetivamos estimular a articulação política, social e cultural da região por meio de debates, rodas temáticas, palestras, oficinas, eventos e etc., visando sempre transformar as idéias e propostas da população, em especial nos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, em ações práticas de superação de problemas e enriquecimento cultural e educacional do local. Nosso trabalho é realizado em parceria com outras organizações, equipamentos públicos, grupos culturais e moradores, o que fez com que tornássemos referência na região.
Escola Livre de Samba
Objetivo Geral: Constituir uma Escola Livre para valorização, preservação e continuidade da cultura tradicional do samba, envolvendo estudos de disciplinas curriculares com história do samba e as linguagens artísticas, contribuindo para formação educacional e social dos participantes nas atividades envolvidas, sendo espaço de encontro e troca entre gerações, refletindo as tradições e transformações do samba, formando núcleos de pesquisas permanentes.
Objetivos Específicos:
Constituir núcleos de pesquisa envolvendo o samba: prática de canto, dança, percussão, erudito, história crítica do samba, memória do samba paulistano;
Espaços de Reflexão sobre o samba: seminários, palestras, simpósios;
Fazer parcerias com Faculdades e Escolas de Música para apoio técnico;
Desenvolver estratégias de trabalho em conjunto com a EMEF General De Gaulle
Difusão cultural por meio do samba, na região do M’Boi Mirim;
Integração da comunidade através da cultura popular;
Contribuir com a formação artística de jovens interessados em desenvolver suas potencialidades artísticas;
Desenvolvimento das técnicas de teatro
Desenvolvimento das técnicas ritmo-musicais
Proporcionar embasamento teórico-prático para os pesquisadores dos núcleos;
Realização de Rodas de Samba uma vez por mês aberto a comunidade;
CONTATO
COMO AJUDAR
19 novembro 2009
Encontro de Baterias
17 novembro 2009
ONDE ESTAMOS
Melhor caminho para o Bloco do Beco: seguir até o fim da Av. Guido Caloi, pegar a primeira à direita (Rua Frederico Grotte) e novamente a primeira à direita (Rua Acédio José Fontanete).
QUEM SOMOS
O Bloco do Beco se originou dos becos do morro do Jardim Ibirapuera em forma de bloco carnavalesco. Essa relação com esse ambiente e lugares, define a identidade dessa entidade. A significância dos espaços e das condições em que vivem e se organizam as pessoas que constroem a organização social, tem extrema relevância na definição do seu perfil identitário, assim, no ano de 2002 decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro favelas que ‘abraçam’ a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.
Assim, em 2003, nasce oficialmente a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco e, desde então, várias pessoas com diferentes idéias e atividades foram chegando e contribuindo, implementando propostas e promovendo ações diversificadas: artesanato, dança, teatro, percussão, Hip-Hop, literatura, mostras de vídeos, palestras, entre outras.Bloco do Beco
12 novembro 2009
BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO
Read more...Dia 14 de novembro - Sábadono Bloco do Becoás 16hs - entrada FrancaRua Acédio José Fontanete, nº 86 - viela Química – Jardim Ibirapuera
Velha Guarda Musical Nenê de Vila Matilde
Dia 15 de novembro - Domingono Centro Cultural São Pauloàs 18hs - entrada FrancaRua Vergueiro, 1000 - Paraíso (Metrô Vergueiro)
09 novembro 2009
Cinama na Rua
O Bloco do Beco recebeu o projeto Cinema na Rua que é produzido e coordenado pela Associação VIA CULTURAL. O Projeto é um circuito de exibição de filmes brasileiros em praça pública, na periferia da cidade de São Paulo, enfocando filmes brasileiros contemporâneos.
Read more...
26 outubro 2009
Cartilha Sobre Cotas Raciais
Check out this SlideShare Presentation: