29 novembro 2009

CQC no Bloco do Beco

O vídeo abaixo é uma chamada para o programa que será exibido nesta segunda, cujo tema será a parceria do programa CQC com o Bloco do Beco. No programa vocês poderão ver a doação, simbolicamente impagável, que nós conseguimos.

27 novembro 2009

CINEMA NA RUA

Fizemos este pequeno vídeo na estréia do Cinema na Rua, no Campo da Erundina (M’Boi Mirim), no dia 07/11/2009 . Dá uma boa idéia da montagem, da estrutura, da sala de projeção, da recepção do público. São 3′30″, vale a pena!

25 novembro 2009

Batuque Memorável do Samba Paulistano

Clique na imagem para ampliar







Cursos de Percussão

Percussão Geral e Canto
Maurício Paixão
 
Musicoterapeuta formado pela Faculdade Paulista de Artes, músico prático, arte educador pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e educador musical na rede particular de ensino.

Estuda pedagogias de ensino como Orff, Dalcroze, Kodaly etc. Desenvolve trabalho Musical em comunidades de bairros da zona sul proporcionando a crianças e adolescentes o contato com a diversificada e rica cultura popular com aulas de percussão nordestina, samba de enredo entre outros.

Proposta 
Oferecer aos participantes o contato e manuseio de instrumentos de percussão a partir de técnicas simplificadas de execução musical. O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço lúdico de prazer pelo fazer musical, voltado para os primórdios das festas de carnaval paulistana com as marchinhas e sambas de enredo, passeando por outros ritmos característicos do carnaval e das festas populares como Maracatu, frevo, baião, capoeira etc.
Encontros de Quarta e Sexta das 14hs ás 16hs. 
 

23 novembro 2009

Bloco do Beco na imprensa


QUEM SOMOS

O Bloco do Beco se originou dos becos do morro do Jardim Ibirapuera em forma de bloco carnavalesco. Essa relação com esse ambiente e lugares, define a identidade dessa entidade. A significância dos espaços e das condições em que vivem e se organizam as pessoas que constroem a organização social, tem extrema relevância na definição do seu perfil identitário, assim, no ano de 2002 decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição.

O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro favelas que ‘abraçam’ a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Assim, em 2003, nasce oficialmente a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco e, desde então, várias pessoas com diferentes idéias e atividades foram chegando e contribuindo, implementando propostas e promovendo ações diversificadas: artesanato, dança, teatro, percussão, Hip-Hop, literatura, mostras de vídeos, palestras, entre outras.

Missão:
Ser referência para crianças e jovens se desenvolverem através da arte, valorizando a cultura local, mostrando-lhes caminhos e desafios que busquem a integração entre família, escola e comunidade do Jardim Ibirapuera.

Histórico da instituição:
Nosso trabalho teve início no ano de 2002, quando decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro
favelas que 'abraçam' a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Os nossos projetos têm como base e diretriz a LEI Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Objetivamos estimular a articulação política, social e cultural da região por meio de debates, rodas temáticas, palestras, oficinas, eventos e etc., visando sempre transformar as idéias e propostas da população, em especial nos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, em ações práticas de superação de problemas e enriquecimento cultural e educacional do local. Nosso trabalho é realizado em parceria com outras organizações, equipamentos públicos, grupos culturais e moradores, o que fez com que tornássemos referência na região.

Escola Livre de Samba

A criação de uma Escola Livre de Samba tem o propósito de trazer para a comunidade da Região M’ Boi Mirim uma inserção no universo do samba a partir de núcleos de pesquisa em vários segmentos deste ritmo musical, destacando-se a história, o canto, a dança, a confecção de instrumentos, carnaval de rua, corais, orquestras e rodas. Os cursos acontecerão em módulos semestrais, tendo como princípio a potencialização do corpo, da imaginação e da expressão de cada pesquisador matriculado. Cada núcleo terá vinte vagas por turma.

Objetivo Geral: Constituir uma Escola Livre para valorização, preservação e continuidade da cultura tradicional do samba, envolvendo estudos de disciplinas curriculares com história do samba e as linguagens artísticas, contribuindo para formação educacional e social dos participantes nas atividades envolvidas, sendo espaço de encontro e troca entre gerações, refletindo as tradições e transformações do samba, formando núcleos de pesquisas permanentes.

Objetivos Específicos:
 Constituir núcleos de pesquisa envolvendo o samba: prática de canto, dança, percussão, erudito, história crítica do samba, memória do samba paulistano;
 Espaços de Reflexão sobre o samba: seminários, palestras, simpósios;
 Fazer parcerias com Faculdades e Escolas de Música para apoio técnico;
 Desenvolver estratégias de trabalho em conjunto com a EMEF General De Gaulle
 Difusão cultural por meio do samba, na região do M’Boi Mirim;
 Integração da comunidade através da cultura popular;
 Contribuir com a formação artística de jovens interessados em desenvolver suas potencialidades artísticas;
 Desenvolvimento das técnicas de teatro
 Desenvolvimento das técnicas ritmo-musicais
 Proporcionar embasamento teórico-prático para os pesquisadores dos núcleos;
 Realização de Rodas de Samba uma vez por mês aberto a comunidade;

CONTATO

Bloco do Beco:
Rua Acédio José Fontanette, Viela 6 nº 7 

(Campo da Erundina)

Jardim Ibirapuera – SP

Fone: 5851-4288

Email: blocodobeco@gmail.com

COMO AJUDAR

O Bloco do Beco precisa de sua ajuda para continuar suas atividades.
Contribua com o nosso trabalho!


Banco Bradesco


Conta corrente nº 129.815-1


Agencia nº 0665-3


Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco

Batuque Memorável do Samba Paulistano

19 novembro 2009

Encontro de Baterias

SEXTA - FEIRA 20 de Novembro - 
no Bloco do Beco


15hs - Encontro de Baterias
16hs - Nossa Chama
18hs - Bateria os Bambas
19Hs - Elisete Rosa - Samba Nosso de Cada Dia - VAI-VAI
participação especial Toninho Melodia
21hs - Bateria Batucada - Bloco do Beco



17 novembro 2009

ONDE ESTAMOS






Melhor caminho para o Bloco do Beco: seguir até o fim da Av. Guido Caloi, pegar a primeira à direita (Rua Frederico Grotte) e novamente a primeira à direita (Rua Acédio José Fontanete).

QUEM SOMOS

O Bloco do Beco se originou dos becos do morro do Jardim Ibirapuera em forma de bloco carnavalesco. Essa relação com esse ambiente e lugares, define a identidade dessa entidade. A significância dos espaços e das condições em que vivem e se organizam as pessoas que constroem a organização social, tem extrema relevância na definição do seu perfil identitário, assim, no ano de 2002 decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro favelas que ‘abraçam’ a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Assim, em 2003, nasce oficialmente a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco e, desde então, várias pessoas com diferentes idéias e atividades foram chegando e contribuindo, implementando propostas e promovendo ações diversificadas: artesanato, dança, teatro, percussão, Hip-Hop, literatura, mostras de vídeos, palestras, entre outras.Bloco do Beco

12 novembro 2009

BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO


BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO APRESENTA:
Tias Baianas Paulistas
Dia 14 de novembro - Sábado
no Bloco do Beco
ás 16hs - entrada Franca
Rua Acédio José Fontanete, nº 86 - viela Química – Jardim Ibirapuera
Velha Guarda Musical Nenê de Vila Matilde 
Dia 15 de novembro - Domingo
no Centro Cultural São Paulo
às 18hs - entrada Franca
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso (Metrô Vergueiro)

09 novembro 2009

Cinema na Rua



Cinama na Rua

O Bloco do Beco recebeu o projeto Cinema na Rua que é produzido e coordenado pela Associação VIA CULTURAL. O Projeto é um circuito de exibição de filmes brasileiros em praça pública, na periferia da cidade de São Paulo, enfocando filmes brasileiros contemporâneos.




Centro Cultural São Paulo e Bloco do Beco Juntos no Projeto BATUQUE MEMORAVEL NO SAMBA PAULISTANO


NCA Inalgura Videoteca Popular no Sacolão das Artes com apoio do Bloco do Beco


Pesquisar este blog

Estatísticas

  ©Template by Dicas Blogger.