07 dezembro 2009

Rádio do Bloco do Beco



Read more...

05 dezembro 2009

Band`Doido no CEU Guarapiranga

Band`Doido

Read more...

02 dezembro 2009

CQC no Bloco do Beco Cadeia de Favores


Parte I


Parte II

Read more...

01 dezembro 2009

Feira e Congresso Internacional para ONGs Brasileiras






Read more...

29 novembro 2009

CQC no Bloco do Beco

O vídeo abaixo é uma chamada para o programa que será exibido nesta segunda, cujo tema será a parceria do programa CQC com o Bloco do Beco. No programa vocês poderão ver a doação, simbolicamente impagável, que nós conseguimos.

Read more...

27 novembro 2009

CINEMA NA RUA

Fizemos este pequeno vídeo na estréia do Cinema na Rua, no Campo da Erundina (M’Boi Mirim), no dia 07/11/2009 . Dá uma boa idéia da montagem, da estrutura, da sala de projeção, da recepção do público. São 3′30″, vale a pena!

Read more...

25 novembro 2009

Batuque Memorável do Samba Paulistano

Clique na imagem para ampliar







Read more...

Cursos de Percussão

Percussão Geral e Canto
Maurício Paixão
 
Musicoterapeuta formado pela Faculdade Paulista de Artes, músico prático, arte educador pela Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo e educador musical na rede particular de ensino.

Estuda pedagogias de ensino como Orff, Dalcroze, Kodaly etc. Desenvolve trabalho Musical em comunidades de bairros da zona sul proporcionando a crianças e adolescentes o contato com a diversificada e rica cultura popular com aulas de percussão nordestina, samba de enredo entre outros.

Proposta 
Oferecer aos participantes o contato e manuseio de instrumentos de percussão a partir de técnicas simplificadas de execução musical. O objetivo da oficina é proporcionar aos participantes um espaço lúdico de prazer pelo fazer musical, voltado para os primórdios das festas de carnaval paulistana com as marchinhas e sambas de enredo, passeando por outros ritmos característicos do carnaval e das festas populares como Maracatu, frevo, baião, capoeira etc.
Encontros de Quarta e Sexta das 14hs ás 16hs. 
 

Read more...

23 novembro 2009

Bloco do Beco na imprensa


Read more...

QUEM SOMOS

O Bloco do Beco se originou dos becos do morro do Jardim Ibirapuera em forma de bloco carnavalesco. Essa relação com esse ambiente e lugares, define a identidade dessa entidade. A significância dos espaços e das condições em que vivem e se organizam as pessoas que constroem a organização social, tem extrema relevância na definição do seu perfil identitário, assim, no ano de 2002 decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição.

O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro favelas que ‘abraçam’ a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Assim, em 2003, nasce oficialmente a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco e, desde então, várias pessoas com diferentes idéias e atividades foram chegando e contribuindo, implementando propostas e promovendo ações diversificadas: artesanato, dança, teatro, percussão, Hip-Hop, literatura, mostras de vídeos, palestras, entre outras.

Missão:
Ser referência para crianças e jovens se desenvolverem através da arte, valorizando a cultura local, mostrando-lhes caminhos e desafios que busquem a integração entre família, escola e comunidade do Jardim Ibirapuera.

Histórico da instituição:
Nosso trabalho teve início no ano de 2002, quando decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro
favelas que 'abraçam' a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Os nossos projetos têm como base e diretriz a LEI Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Objetivamos estimular a articulação política, social e cultural da região por meio de debates, rodas temáticas, palestras, oficinas, eventos e etc., visando sempre transformar as idéias e propostas da população, em especial nos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, em ações práticas de superação de problemas e enriquecimento cultural e educacional do local. Nosso trabalho é realizado em parceria com outras organizações, equipamentos públicos, grupos culturais e moradores, o que fez com que tornássemos referência na região.

Read more...

Escola Livre de Samba

A criação de uma Escola Livre de Samba tem o propósito de trazer para a comunidade da Região M’ Boi Mirim uma inserção no universo do samba a partir de núcleos de pesquisa em vários segmentos deste ritmo musical, destacando-se a história, o canto, a dança, a confecção de instrumentos, carnaval de rua, corais, orquestras e rodas. Os cursos acontecerão em módulos semestrais, tendo como princípio a potencialização do corpo, da imaginação e da expressão de cada pesquisador matriculado. Cada núcleo terá vinte vagas por turma.

Objetivo Geral: Constituir uma Escola Livre para valorização, preservação e continuidade da cultura tradicional do samba, envolvendo estudos de disciplinas curriculares com história do samba e as linguagens artísticas, contribuindo para formação educacional e social dos participantes nas atividades envolvidas, sendo espaço de encontro e troca entre gerações, refletindo as tradições e transformações do samba, formando núcleos de pesquisas permanentes.

Objetivos Específicos:
 Constituir núcleos de pesquisa envolvendo o samba: prática de canto, dança, percussão, erudito, história crítica do samba, memória do samba paulistano;
 Espaços de Reflexão sobre o samba: seminários, palestras, simpósios;
 Fazer parcerias com Faculdades e Escolas de Música para apoio técnico;
 Desenvolver estratégias de trabalho em conjunto com a EMEF General De Gaulle
 Difusão cultural por meio do samba, na região do M’Boi Mirim;
 Integração da comunidade através da cultura popular;
 Contribuir com a formação artística de jovens interessados em desenvolver suas potencialidades artísticas;
 Desenvolvimento das técnicas de teatro
 Desenvolvimento das técnicas ritmo-musicais
 Proporcionar embasamento teórico-prático para os pesquisadores dos núcleos;
 Realização de Rodas de Samba uma vez por mês aberto a comunidade;

Read more...

CONTATO

Bloco do Beco:
Rua Acédio José Fontanette, Viela 6 nº 7 

(Campo da Erundina)

Jardim Ibirapuera – SP

Fone: 5851-4288

Email: blocodobeco@gmail.com

Read more...

COMO AJUDAR

O Bloco do Beco precisa de sua ajuda para continuar suas atividades.
Contribua com o nosso trabalho!


Banco Bradesco


Conta corrente nº 129.815-1


Agencia nº 0665-3


Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco

Read more...

Batuque Memorável do Samba Paulistano

Read more...

19 novembro 2009

Encontro de Baterias

SEXTA - FEIRA 20 de Novembro - 
no Bloco do Beco


15hs - Encontro de Baterias
16hs - Nossa Chama
18hs - Bateria os Bambas
19Hs - Elisete Rosa - Samba Nosso de Cada Dia - VAI-VAI
participação especial Toninho Melodia
21hs - Bateria Batucada - Bloco do Beco



Read more...

17 novembro 2009

ONDE ESTAMOS






Melhor caminho para o Bloco do Beco: seguir até o fim da Av. Guido Caloi, pegar a primeira à direita (Rua Frederico Grotte) e novamente a primeira à direita (Rua Acédio José Fontanete).

Read more...

QUEM SOMOS

O Bloco do Beco se originou dos becos do morro do Jardim Ibirapuera em forma de bloco carnavalesco. Essa relação com esse ambiente e lugares, define a identidade dessa entidade. A significância dos espaços e das condições em que vivem e se organizam as pessoas que constroem a organização social, tem extrema relevância na definição do seu perfil identitário, assim, no ano de 2002 decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro favelas que ‘abraçam’ a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Assim, em 2003, nasce oficialmente a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco e, desde então, várias pessoas com diferentes idéias e atividades foram chegando e contribuindo, implementando propostas e promovendo ações diversificadas: artesanato, dança, teatro, percussão, Hip-Hop, literatura, mostras de vídeos, palestras, entre outras.Bloco do Beco

Read more...

12 novembro 2009

BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO


BATUQUE MEMORÁVEL NO SAMBA PAULISTANO APRESENTA:
Tias Baianas Paulistas
Dia 14 de novembro - Sábado
no Bloco do Beco
ás 16hs - entrada Franca
Rua Acédio José Fontanete, nº 86 - viela Química – Jardim Ibirapuera
Velha Guarda Musical Nenê de Vila Matilde 
Dia 15 de novembro - Domingo
no Centro Cultural São Paulo
às 18hs - entrada Franca
Rua Vergueiro, 1000 - Paraíso (Metrô Vergueiro)

Read more...

09 novembro 2009

Cinema na Rua



Read more...

Cinama na Rua

O Bloco do Beco recebeu o projeto Cinema na Rua que é produzido e coordenado pela Associação VIA CULTURAL. O Projeto é um circuito de exibição de filmes brasileiros em praça pública, na periferia da cidade de São Paulo, enfocando filmes brasileiros contemporâneos.




Read more...

Centro Cultural São Paulo e Bloco do Beco Juntos no Projeto BATUQUE MEMORAVEL NO SAMBA PAULISTANO


Read more...

NCA Inalgura Videoteca Popular no Sacolão das Artes com apoio do Bloco do Beco


Read more...

26 outubro 2009

Cartilha Sobre Cotas Raciais

Check out this SlideShare Presentation:

Read more...

21 outubro 2009


Read more...

20 outubro 2009

MARACATU NO JARDIM IBIRAPUERA!!!


Read more...

08 março 2009

Carnaval Bloco do Beco 2009




































Read more...

Pesquisar este blog

Estatísticas

  ©Template by Dicas Blogger.