23 novembro 2009

QUEM SOMOS

O Bloco do Beco se originou dos becos do morro do Jardim Ibirapuera em forma de bloco carnavalesco. Essa relação com esse ambiente e lugares, define a identidade dessa entidade. A significância dos espaços e das condições em que vivem e se organizam as pessoas que constroem a organização social, tem extrema relevância na definição do seu perfil identitário, assim, no ano de 2002 decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição.

O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro favelas que ‘abraçam’ a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Assim, em 2003, nasce oficialmente a Associação Cultural Recreativa Esportiva Bloco do Beco e, desde então, várias pessoas com diferentes idéias e atividades foram chegando e contribuindo, implementando propostas e promovendo ações diversificadas: artesanato, dança, teatro, percussão, Hip-Hop, literatura, mostras de vídeos, palestras, entre outras.

Missão:
Ser referência para crianças e jovens se desenvolverem através da arte, valorizando a cultura local, mostrando-lhes caminhos e desafios que busquem a integração entre família, escola e comunidade do Jardim Ibirapuera.

Histórico da instituição:
Nosso trabalho teve início no ano de 2002, quando decidimos resgatar uma tradição que estava se perdendo em nosso bairro, o carnaval de rua. Junto com outros moradores (sambistas em sua maioria), promovemos, naquele ano, cortejos, encontros e debates sobre a importância de mantermos viva aquela tradição. O carnaval passou, mas a experiência nos trouxe outros saberes e convicções: ficou clara, principalmente, a necessidade de mobilizarmo-nos em favor da promoção de mais atividades culturais, esportivas e de lazer, uma vez que aproximadamente 50% da população do nosso bairro mora numa das quatro
favelas que 'abraçam' a área urbanizada e as opções de acesso à cultura e ao lazer são muito poucas.

Os nossos projetos têm como base e diretriz a LEI Nº 8.069, de 13 de Julho de 1990, que dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Objetivamos estimular a articulação política, social e cultural da região por meio de debates, rodas temáticas, palestras, oficinas, eventos e etc., visando sempre transformar as idéias e propostas da população, em especial nos jovens em situação de risco e vulnerabilidade social, em ações práticas de superação de problemas e enriquecimento cultural e educacional do local. Nosso trabalho é realizado em parceria com outras organizações, equipamentos públicos, grupos culturais e moradores, o que fez com que tornássemos referência na região.

0 comentários:

Pesquisar este blog

Estatísticas

  ©Template by Dicas Blogger.