31 março 2010

Espetáculo Trupe Artemanha

Texto e fotos: Jose Sillva
Fonte: Jornal da Trupe


No dia 06 de janeiro de 1996, na cidade de Taboão da Serra, São Paulo, nasceu a Trupe Artemanha de Investigação Urbana. O grupo teatral desenvolve seu trabalho na zona sul desde 2005, realizando um importante movimento teatral com apresentações de espetáculos, mostras e palestras. Em média foram mais de 300 apresentações.
Como todo grupo artístico passa por dificuldade; com o Artemanha não seria diferente, em 2005 o grupo migrou para o bairro de Campo Limpo por falta de políticas pública e incentivo à cultura no município de Taboão da Serra. Nesse mesmo ano a Trupe deu início a uma pesquisa para remontagem do texto Boombástico, que mostra as características de guetos e seus indivíduos estereotipados como marginais e excluídos, a partir de um contexto político. Assim surgiu a necessidade de tratar assuntos voltados para a região onde o núcleo artístico é nativo.
Dentro deste contexto percebe-se que o grupo é, sem dúvidas, uma fronte de resistência, não só regional, mas dentro do campo teatral. Foram anos de pesquisa, desdobramentos, abordagens e apurações até saírem dos palcos e chegarem à rua com a peça Brasil, quem foi que te pariu?
Foi esta peça que a Trupe apresentou no dia 31.03, para moradores de crianças da região, a convite da ONG Bloco do Beco, no campo (de baixo) onde já é considerado o quintal da instituição. Os atores iniciaram um cortejo pelas vielas da comunidade e em seguida deram uma volta no campo; isto, com certeza, fez quem com marcassem território e era o aviso de que o Artemanha estava na área. Após a procissão, bem sucedida, iniciou-se o espetáculo; atores bem posicionados, devidamente trajados, maquiados e público ansioso.
A peça é uma “mistura diversos elementos cênicos como o circo e a comédia dell’arte que acentuam o grotesco e ressaltam características típicas de cada personagem. As danças e os variados ritmos musicais como o forró, samba, maracatu e ciranda que enriquecem o espetáculo, levando o público para dentro de uma grande farsa fragmentada da História do Brasil, onde se cruzam personagens históricos e atuais, mostrando ao espectador uma dramaturgia atemporal”.


































Read more...

22 março 2010

CURSO METAIS E PERCUSSÃO


CURSO METAIS E PERCUSSÃO


O curso é voltado para crianças de 08 a 13 anos e ensina música por meio de instrumentos de fanfarra ou “banda” (percussão variada, saxofone, trompete, trombone e tuba). Além da técnica dos instrumentos é trabalhada a conscientização dos elementos musicais pela escuta, composição e improvisação. 



Educadores:


Luis Santiago, 24 anos, formou-se em educação musical pela USP em 2009 e desde 2010 cursa mestrado na mesma instituição sob orientação da musicista-educadora Teca Alencar de Brito. É saxofonista e atua no conjunto Ôctôctô (myspace.com/octocto), grupo de música instrumental que funde música erudita com música popular brasileira. Também compõe obras musicais para diversas formações instrumentais como quarteto de cordas, coro, duetos e o próprio Ôctôctô onde atua.


Educadores:


Elias Benedetti, 24 anos, é baterista e percussionista. Vem atuando profissionalmente desde 2005 tocando em diferentes bandas de variados estilos e formações. Ganhou uma bolsa de estudos em 2006 para cursas a Berklee College of Music, em Boston, EUA, onde conseguiu o diploma de bacharelado em música em 2009. 

Read more...

21 março 2010

Read more...

09 março 2010

Por: Jose Sillva

A lei Maria da Penha sem dúvidas é a que mais abrange o âmbito de segurança da mulher. Ela é bem completa e pode ser executada desde casos de espancamento até indução sexual. No dia 08.03.2010 o promotor público Dr. Augusto Eduardo de Souza Rossini e Fabiana Ivo - Centro Maria-Mariá de formação e Requalificação profissional da mulher, ministraram uma palestra direcionada a todas as mulheres residentes e das adjacências da Piraporinha, Parque Santo Antônio. Isso porque os eventos foram divididos entre Casa de Cultura Popular M. Boi Mirim e Sacolão das Artes. As mulheres compareceram em massa e se atentaram a cada detalhe que os palestrantes diziam.

Um pouco mais sobre a Lei.
A Sra. Maria da Penha é uma Bio Farmacêutica, residente de Fortaleza, CE. Tanto ela quanto seu companheiro são professores universitários. Maria foi vitima de tentativa de homicídio pelo Marido, na época, professor da faculdade. Recebeu um tiro nas costas que a deixou paraplégica; o marido foi condenado em duas ocasiões, porem não chegou a ser prezo e isso gerou muita indignação na vitima que decidiu procurar auxílio em organizações internacionais.
Antes da Lei Maria da Penha a mulher só tinha como "proteção" a constituição de 1988 que deixava a desejar quando se tratava de crime contra ela. Um exemplo é que "certa vez um juiz condenou um agressor a comprar um buque de flores para a mulher agredida". Alega Dr. Rossini.
É extremamente importante que todas as mulheres conheçam a lei e melhor que conhecê-la e aplicá-la quando necessário. Saiba mais sobre a leia. Acesse: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2006/Lei/L11340.htm

Confira algumas fotos dos eventos.

Dr. Augusto Eduardo de Souza Rossini no Sacolão das Artes.

Fabiana Ivo na Casa de Cultura de Cultura Popular da M.Boi Mirim

Platéia Casa de Cultura M. Boi Mirim.

E para fechar com chave de ouro. Dança!

Apresentação de teatro antes da palestra no Sacolão das Artes.

Read more...

06 março 2010

Arte - Educador: Rodrigo de Abreu



Ator, Diretor e Iluminador.

Rodrigo nasceu em São Paulo no dia 14/12/1985. Iniciou no teatro por meio do convite de um professor que o chamou para cantar na peça que estava produzindo para um festival de teatro estudantil. Faltando um mês para o festival o ator principal sofreu um acidente, então o professor pediu para algumas pessoas fazerem um teste, entre elas estava Rodrigo, que acabou ganhando o papel e no festival da A.A.B.B. e foi eleito o melhor ator juvenil.
Dai por diante mergulhou no universo do teatro, trabalhou com grupos profissionais como: Circo Navegador, Cia. Zero Nove, Embalos.com, Catraca Urbana, Tema (Teatro Monte Azul), Cia. Jovem Paidéia e o atual onde ele dirige e atua Cia. Teatral Magia da Arte.
Rodrigo cresceu na periferia de São Paulo e viu que muitas coisas poderiam mudar em sua região se as pessoas tivessem acesso à cultura. Diante disso começou a ministrar oficina de teatro para adolescentes das escolas E.E. Martinho da Silva, e E.E. José Lins do Rego, Associação Monte Azul até que teve sua primeira passagem pelo Bloco do Beco por intermédio de um projeto chamado de ponto cultural. Nessa passagem ele montou um espetáculo com crianças de 7 a 12 que foi apresentado para cerca de 2.000 pessoas. Hoje em sua segunda passagem ministra aula para crianças e adolescentes, com foco na cultura popular.

Read more...

Pesquisar este blog

Estatísticas

  ©Template by Dicas Blogger.